Quando viajo de carro aprecio a paisagem... Quando viajo de moto faço parte dela - AnoniMotos Avaré - SP

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lista Para Revisão Da Moto


Lista para Revisão da moto

Para fazer a revisão da sua moto use esta lista simples que ajuda a revisar todos os itens.

Pneus – Os sulcos devem estar bem visíveis. Abaixo de “meia” vida devem ser substituídos. A calibragem deve ser a recomendada no manual. Leve câmara reserva e remendo químico.
Motor – Se faltar pouco para a troca de óleo, é melhor não esperar. O filtro de ar deve ser limpo, ou substituído, quando seu elemento for de papel. O carburador (se não for por injeção eletrônica), deve ser limpo e a vela substituída, melhorando o consumo e desempenho.

Elétrica – Terminais e cabos devem ser checados e reapertados, assim como as lâmpadas, o motor de arranque e a bateria. Leve sempre lâmpada de freio e farol de reserva.
Freios – Verifique o sistema de acionamento hidráulico. Se estiver abaixo do nível, pode ser um vazamento, ou pastilhas gastas, que devem ser substituídas. Verifique o estado das lonas, além de lubrificar os cabos.

Lubrificação – Lubrifique os cabos de acelerador e embreagem. Se o destino for o litoral, um “banho” de óleos anticorrosivos no quadro, rodas e partes metálicas ajuda a proteger sua moto.

Regulagem – O estado e a folga da corrente, coroa e pinhão não devem ser esquecidos. Dentes gastos, ou inclinados denunciam a hora da troca. A folga dos manetes e do pedal de freio devem ser ajustadas. Mantenha sempre sua corrente lubrificada, principalmente em dias de chuva, quando geralmente ocorre o seu ressecamento, porque o óleo é expelido, o que gera o desgaste de todo o conjunto, reduzindo a sua vida útil. Além da lubrificação é extremamente importante que a regulagem da corrente seja feita periodicamente. Para isso, basta consultar o manual do proprietário onde é explicado passo a passo como ela deve ser executada.

Refrigeração – Se a moto for refrigerada a água, verifique o radiador, a ventoinha e a qualidade do líquido refrigerante. Muito exigida especialmente em trechos íngremes pode superaquecer.

Ferramentas – Leve o kit de ferramentas da própria moto, acrescido de um pedaço de arame, mini-lanterna, câmara de ar cortada em tiras, fita isolante, porcas e parafusos reservas, elo de corrente, fusíveis, cabos de acelerador e embreagem reservas.

Lembre-se: A manutenção preventiva é sempre melhor que a manutenção corretiva, porque traz mais benefícios para você e sua moto, além de economia financeira para o seu bolso!

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